Elvis Amsterdã

Filosofia Ibero-brasileira

 Sou Elvis Amsterdã do Nascimento Pachêco, nascido em São Luís, no País do Maranhão, filho de D. Maria de Mãosalém e do Sr. Raimundo Pachêco e pai de uma multidão de filhos que, com a graça de Deus e a cooperação de minha Maria, ainda hão de nascer. Escrevi "A Dialéctica-Ontológica de Mário Ferreira dos Santos", dissertação por meio da qual declaro, com as letras de um exercício acadêmico, meu amor pelo Brasil. Não sou erudito, mas tudo que sou é sinceramente brasileiro, e espero externar mais ainda meu apreço pelo pensamento nacional (mas também pela tradição ibérica), estima que aprendi a cultivar não só por Mário Ferreira dos Santos, Olavo de Carvalho, Gilberto Freyre, Ângelo Monteiro e Gerardo Mello Mourão, do país do Ceará, mas também com o próprio padre São José de Anchieta, das Ilhas Canárias, que, com seus abençoados pés, abençoou as areias de Ubatuba, no País de São Paulo - onde atualmente vivo.

 Espero que o tempo, para mim, também paira a verdade e que este site - sob a proteção de Nossa Senhora de Fátima e do Anjo de Portugal - seja filho desse parto e se dedique fielmente à busca e proveito de nossas melhores possibilidades pensamentais.

 

 

 

Sobre o autor

 Criei este site para divulgação de meus estudos sobre Mário Ferreira dos Santos.

Concluí graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão com a monografia "A Axiomática de Mário Ferreira dos Santos" e defendi dissertação de mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina intitulada "A Dialéctica-ontológica de Mário Ferreira dos Santos", respectivamente sob a orientação dos professores Marcelo Marques Corrêa Antunes e João Eduardo Pinto Basto Lupi.

 Atualmente, tenho especial interesse na relação entre a Dialéctica Concreta e a Filosofia Escolástica Portuguesa, o que acredito renderá alimento espiritual para nutrir o debate sobre o futuro do pensamento brasileiro, acrescentando nomes do passado, de nossa ancestralidade lusitana, como Pedro da Fonseca, Petrus Hispanus, João de Santo Tomás, entre outros, aos nomes do dia de hoje como os próprios Mário Ferreira dos Santos e Olavo de Carvalho que, juntos, determinarão – pelo encontro do passado e do presente de nosso pensamento à luz da eternidade – as alamedas a ser ampliadas rumo a nosso futuro.

Dados os custos da pesquisa, com livros e viagens a Portugal, agradeço sinceramente aos que me puderem ajudar. Que Nossa Senhora de Fátima lhes retribua em dobro!

Objetivo do site

gallery/elvis na bibliotheca pública de pelotas